Como ser um microempreendedor de sucesso

Como ser um microempreendedor de sucesso

A situação econômica atual do país tem feito com que muitas pessoas sintam vontade de tirar do papel o desejo de empreender. 

Ser um microempreendedor de sucesso é a vontade de muitos, mas a dúvida de quase todos é se isso é possível e como se tornar. Saiba que é possível, sim, e leia a seguir algumas dicas de como se tornar um.

Tenha um planejamento

Tudo em nossas vidas requer organização, então não seria diferente se tratando de negócios.

Abrir uma microempresa com desorganização e falta de planejamento pode fazer com que as chances de que tudo dê errado ou gere desconfortos e dores de cabeça sejam grandes.

Antes de qualquer coisa, é preciso que pense e defina qual segmento do mercado melhor se encaixa com suas vontades e objetivos para que possa atuar. 

Escolha uma boa localização para o seu ponto e quanto dinheiro você deseja e pode investir são detalhes que não devem ser deixados para depois e precisa ser pensados logo de início.

Caso a operação de sua empresa dependa de volume de exportações, você vai precisar de um câmbio para empresas e estar ciente de todas as etapas do fechamento de câmbio para reduzir as taxas cambiais.

Manuseie e tenha um controle consciente com relação ao seu dinheiro e seus gastos e tenha sempre uma reserva. Ter uma capital de giro para estar tranquilo durante os primeiros meses, pelo menos, é fundamental.

Esteja de acordo com a lei

Um microempreendedor de sucesso precisa, acima de tudo, estar ciente de que sua empresa precisa estar formalizada perante a lei.

É necessário escolher um regime tributário para realizar o pagamento dos impostos e para se registrar como MEI, o que pode ser feito on-line através do portal disponibilizado pelo Governo Federal.

Não caia na mesmice e seja inovador

Oferecer o que já existe no mercado é inevitável, porém, um microempreendedor de sucesso precisa encontrar formas para inovar e destacar entre os demais concorrentes.

Seja em uma loja de roupas, um pet shop, um bar, uma lanchonete, uma cafeteria, isso não importa; independentemente de qual seja sua escolha, o que importa de verdade e o que é necessário é que ofereça algo novo e diferente para que seja reconhecido.

Você pode inovar na forma que se comunica, nos preços que oferece, na forma que faz sua divulgação, na imagem que passa sobre o seu negócio ou simplesmente juntar todas essas opções para chamar mais atenção e conseguir mais clientes e fidelizar os que já possui.

Tenha visões sobre o futuro

É muito importante que foque no agora e em seus resultados, mas um microempreendedor de sucesso não pode deixar de olhar para frente, pensar no futuro e nos resultados que deseja alcançar. Sejam eles reformas no seu estabelecimento, o lançamento de um novo serviço ou produto, melhorias para os clientes ou qualquer outro avanço.

O maior dos objetivos é fazer com que seu negócio cresça cada vez mais e que permaneça assim com o passar dos anos. 

Colher frutos positivos precisa ser constante e isso só será possível se, a cada meta cumprida, você estiver pronto para definir a próxima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *