Quer atuar como cabeleireiro ou barbeiro? Conheça as melhores maneiras de se qualificar!

Quer atuar como cabeleireiro ou barbeiro? Conheça as melhores maneiras de se qualificar!

Uma das profissões mais lucrativas que existem hoje em dia são a de cabeleireiro e a de barbeiro. Essas profissões são algumas da área da beleza, que muitas pessoas procuram na hora de escolherem um curso profissionalizante.

Tamanha procura tem justificativa. Essa é uma área que independente da situação do país, mesmo nas piores crises financeiras, pode trazer sucesso e ser lucrativa.

Neste artigo você vai aprender como se qualificar, como montar seu próprio negócio e tudo o que envolve essas profissões!

Como escolher entre cabeleireiro ou barbeiro?

Primeiro, é preciso deixar claro que ambas profissões fazem parte da mesma área, a da beleza. No entanto, ambas cuidam de regiões específicas. Por exemplo, o barbeiro trabalha cuidando e aparando a barba, mas também é um profissional habilitado para cortar cabelo e fazer outros procedimentos.

Da mesma forma acontece com o profissional cabeleireiro. Esse profissional é experiente em tratar dos cabelos, mas também está habilitado para aparar a barba. As duas profissões aprendem praticamente as mesmas coisas, mas com especializações diferentes.

Para escolher o melhor curso, você precisa se identificar com um deles. Tem pessoas que gostam de cuidar de cabelos, já outros, preferem um público masculino em seu negócio, por isso, se tornam barbeiros.

Onde se capacitar profissionalmente

Para se capacitar é preciso investir em cursos especializados. Há muitos cursos hoje em dia que podem ser feitos pela internet. Já os cursos presenciais, devem ser feitos por instituições sérias como Senac, por exemplo.

A formação que você vai ter será muito importante para a sua trajetória como cabeleireiro ou barbeiro. Por isso, escolha bem onde irá fazer a capacitação.

Como montar seu próprio negócio?

Para montar um negócio próprio é necessário ter algum capital para investimento. Afinal, esses profissionais precisam ter os melhores secadores de cabelo, as melhores escovas e tesouras e muitos outros equipamentos.

É preciso também escolher bem o endereço de seu próprio negócio e utilizar algumas estratégias de marketing para chamar atenção do seu público.

Quanto tempo dura um curso profissionalizante?

Um curso profissionalizante pode durar pouco mais de um ano, dependendo da modalidade. No entanto, a maioria dos cursos duram em média um semestre. Mas o que você precisa considerar na hora de escolher o curso é o valor do aprendizado que vai ter, se o ensino é de qualidade.

Em quais locais trabalham?

Tanto o barbeiro, quanto o cabeleireiro trabalham em salões de beleza. No entanto, os barbeiros costumam atender apenas o público masculino, enquanto que os cabeleireiros atendem os dois públicos.

Esses profissionais podem ser contratados de uma empresa, para trabalhar no setor da beleza como por exemplo, em estúdios de filmagens, agências de modelos, spas, centros estéticos, entre outros.

O que é preciso para se tornar cabeleireiro ou barbeiro?

Como já falamos, para se tornar um desses profissionais é necessário fazer um curso profissionalizante. Mas muito além do curso, para trabalhar nesse ramo você precisa gostar de lidar com pessoas, ser uma pessoa discreta, ouvinte e sobretudo, agir com ética.

Leave a Reply

Your email address will not be published.