Vai começar um empreendimento? Entenda sobre certidão de matrícula de imóvel e sua importância

Vai começar um empreendimento? Entenda sobre certidão de matrícula de imóvel e sua importância

Ao começar um negócio, muitos são os detalhes que um empreendedor deve se atentar, porém, ao comprar um espaço, é necessário estar por dentro de algumas partes burocráticas que muitos não fazem nem ideia do que se trata, e uma delas é a certidão de matrícula de imóvel.

É de extrema importância saber do que este documento se trata, pois você irá precisar dele para que tudo caminhe corretamente. Continue lendo a seguir para entender.

Entendendo o que é Certidão de Matrícula de Imóvel

Nem todos sabem o que é uma certidão de matrícula de imóvel, e por isso é interessante começar explicando sobre ela. 

Quando nascemos, é emitida uma certidão de nascimento na qual há o registro de todas as informações principais sobre você a nossa família, e acontece basicamente o mesmo com um imóvel. Quando ele é construído, é necessário que seja criada a Certidão de Matrícula de Imóvel. 

Nela constam todas as informações relacionadas a ele, como o proprietário, situação em que se encontra, pendências, localização, dentre outras coisas. Assim, qualquer alteração na situação do imóvel deve ser registrada, modificando o documento.

Qual o objetivo deste documento?

A Certidão de Matrícula de Imóvel é o principal documento de registro do mesmo. E o principal objetivo desse documento é fazer com que os órgãos públicos e a população tenham controle sobre os imóveis construídos na cidade, assim como o proprietário de cada um deles e condições.

Porém, ela possui um objetivo: é por meio de uma Certidão de Matrícula de Imóvel que você assegura a compra dele. Isso significa que quando você adquire esse tipo de bem, é necessário fazer o processo de troca de proprietário para passá-lo para o seu nome, pois dessa forma, você irá garantir o direito de propriedade do imóvel.

Como obter?

A Certidão de Matrícula de Imóvel pode ser obtida no Cartório de Registro de Imóveis da cidade onde o imóvel está localizado. 

Hoje em dia, com a facilidade que a internet nos proporciona, é possível inclusive solicitá-la pela internet, sem sair de casa.  Para isso, você precisará acessar o site e buscar pela solicitação de Certidão de Matrícula de Imóvel. Depois, basta preencher um formulário e pagar uma taxa para obtê-la. O processo é rápido, fácil e o documento chega por correio.

Já para modificar, o processo é um pouco diferente. É necessário reunir alguns documentos que comprovem a alteração do status do imóvel e ir pessoalmente ao cartório de Registro de Imóveis para realizar a alteração.

Apesar de ser um processo burocrático, manter a Certidão de Matrícula de Imóvel atualizada é crucial para garantir a regularidade do bem. No tópico abaixo você entenderá um pouco mais sobre isso.

Quais os riscos de não atualizar a certidão?

A Certidão de Matrícula de Imóvel é o documento que reúne todas as informações jurídicas sobre o bem. Nela constam todos os dados relacionados à mudança do proprietário, penhora, construção, dentre outras informações. Resumidamente, reúne todo o histórico do imóvel.

Portanto, é de extrema importância consultar a Certidão de Matrícula de Imóvel antes de efetuar a compra, pois será através disso que você conseguirá identificar irregularidades ou outros problemas, garantindo uma compra segura.

Manter o documento atualizado é essencial para garantir que a transição foi realmente realizada da forma correta. É por meio dela que você recebe total garantia com relação aos seus direitos perante esse bem e, com isso, oficializa a compra do imóvel.

Então tenha em mente que, caso não atualize o documento, você poderá ter problemas para comprovar que o imóvel é efetivamente seu.